[Documentário] Se uma árvore cai: uma história da Frente de Libertação da Terra

IATF_poster
O documentário “Se uma árvore cai: uma história da Frente de Libertação da Terra”  é uma produção que aborda a origem e o desenvolvimento do grupo norte-americano de ecologia radical Earth Liberation Front (Frente de Libertação da Terra), e também apresenta algumas das diversas ações realizadas em sua trajetória, indo desde ocupações desencadeadas em áreas onde haviam atividades de exploração de recursos naturais até sabotagens e ataques a empresas e propriedades privadas corporativas.

O grupo foi responsável por inúmeros incêndios contra empresas que exploravam e degradavam o meio ambiente nos Estados Unidos, sendo por isso acusado de ”ecoterrorismo”. Mesclando táticas de guerrilha e organização informal promoveu ações em diferentes cidades da costa oeste americana e foi fortemente investigado e reprimido. Ao todo a organização causou um prejuízo econômico de mais de 200 milhões de dólares.

O documentário mostra o motivo das ações incendiárias e provoca uma reflexão a respeito das atividades da organização. Ele nos põe a pensar: se governos, empresas e corporações que deveriam mostrar exemplo destroem e exploram o meio ambiente para gerar lucro e os protestos pacíficos não conseguem de maneira alguma defender a Terra, o que nos restaria? Os eco-ativistas da Frente de Libertação da Terra respondem que só nos resta ações explosivas e incendiárias contra o que/ou quem explora e destrói a natureza selvagem.

Quatorze de seus membros foram acusados de ”terrorismo” e o documentário acompanha o julgamento de um deles, o ativo ecologista radical Daniel McGowan.

É um documentário que nos faz refletir sobre até onde podemos agir perante acontecimentos que afetam ao mundo natural, suas espécies e inevitavelmente a nós mesmos, e inclusive nos mostra que é possível agir para além dos mecanismos legais.

This entry was posted in Documentários and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.